Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

TERRITORIALIZAÇÃO DO BAIRRO DOM EXPEDITO

TERRITORIALIZAÇÃO DO BAIRRO DOM EXPEDITO


Num primeiro momento podemos afirmar que o processo de apropriação do território pela equipe permite conhecer as condições em que os indivíduos moram, vivem, trabalham e adoecem. Esse conhecer implica em assumir o compromisso de co-responsabilização pelos indivíduos e seus espaços de relacionamento (MENDES; DONATO, 2003).
A prática da territorialização possibilita a elaboração de diagnósticos territoriais de condições de vida e situação de saúde, ou seja, é um passo básico para a caracterização da população, de seus problemas, necessidades e potencialidades, como também para a avaliação do impacto dos serviços sobre os níveis de saúde de uma população.
Sendo uma etapa de observação, identificação e caracterização da realidade local, o estudo do território é largamente utilizado na educação em saúde e como ponto de partida na implantação de equipes de saúde da família (ALMEIDA et al, 2008).


CONHECENDO A HISTÓRIA DO BAIRRO

 O bairro Dom Expedito, situado no município de Sobral, também conhecido como a margem direita do Rio Acaraú, é delimitado ao norte por este rio, ao sul pelo Riacho da Várzea Grande (antigo Oiticica), ao leste pela ponte Othon de Alencar e Avenida Senador Fernandes Távora, e a oeste pela BR 222. Localiza-se ao sul do município e ocupa uma área de 1.006.940 m2, com uma população de aproximadamente 5.424 habitantes.(JÚNIOR, 2003).
A história do bairro se entrelaça com a história de Sobral. Sua primeira denominação foi Monte Castelo, surgido na época da Segunda Guerra Mundial, na batalha de Monte Castelo ocorrida na Itália. Posteriormente, foi dado ao local o nome de Dom Expedito em homenagem ao bispo sobralense (Dom Expedito) que fora assassinado em 1957, pelo sacerdote Hosana de Siqueira e Silva na cidade de Garanhuns – Pernambuco (CANAFÍSTULA; SOUSA; ARRUDA, 2003). Dom Expedito nasceu em 08 de julho de 1914, no Sítio Sacos dos Lopes, município de Meruoca. A homenagem se deu pelo prefeito da época, Padre José Palhano de Sabóia, seu amigo de seminário.
 
       Algumas ruas do bairro foram oficializadas pela Câmara Municipal e receberam o nome de célebres pessoas que se sobressaíram na história do bairro e da cidade, tais como: Rua Padre Osvaldo Chaves, Rua João Dias Carvalho, Rua Hélio Arruda Coelho e Rua Antônio Rodrigues Magalhães. As não legalizadas foram denominadas pela própria comunidade como ato de cortesia a pessoas influentes do bairro (CANAFÍSTULA; SOUSA; ARRUDA, 2003).
 
A uma forte ligação da história da comunidade com o rio Acaraú, expressada através de atividades como: lavagem de roupa em sua margem, travessia do rio (canoeiros), pesca e banhos. Tais atividades muitas vezes representam a única fonte de renda e/ou de lazer das famílias.
Nos últimos anos, o bairro Dom Expedito antes pouco valorizado, passou a ser cobiçado por grandes empreendedores, conforme observamos por meio da edificação de clubes, instituições de ensino, concessionárias, posto de gasolina, entre outros, de boa localização e fácil acesso. Acreditamos que tais melhorias se deram a partir da construção da ponte Othon de Alencar, que ligou o bairro ao centro da cidade.
O bairro Dom Expedito é um importante espaço cultural para a cidade de Sobral. As principais expressões culturais são as duas quadrilhas (“Atiçando fogo” e “ Arranca todo”), o Grupo de Teatro Amador Vida a Vida, o “ Bumba meu boi ” e a Escola de Samba Acadêmicos do Dom Expedito.
Os recursos necessários para a realização destas atividades são provenientes de alguns patrocínios conseguidos em lojas, emissoras de rádio e televisão, Prefeitura e dos próprios moradores que organizam bingos, sorteios, leilões e festejos para arrecadar verba. Nos dias dos eventos, algumas pessoas da comunidade montam barracas para a venda de alimentos e bebidas que também ajudam na compra e confecção de roupas e materiais.
Os ensaios acontecem diariamente, nas ruas, clubes ou associação comunitária do bairro, meses antes de suas apresentações. Estão envolvidos crianças, pais, idosos, lideranças comunitárias.
A igreja São Pedro também desenvolve diversas atividades, como o terço dos homens, a legião de Maria, apostulado da oração, os missionários e catequese em geral (que são os grupos de crisma e de catecismo).
No mês de julho ocorrem as festas de São Pedro que são organizadas pelo Conselho da Igreja, grupos do bairro e alguns convidados. Além dos dias de novena, ocorre a procissão juntamente com a primeira comunhão dos grupos. São montadas barracas, feitos leilões e sorteios para arrecadação de dinheiro.
Observamos no processo de territorialização que embora atualmente o bairro Dom Expedito apresente uma extensa área territorial dotada de escolas, creches, igrejas, associação comunitária e clubes, podemos encontrar também áreas e situações de risco social, tais como: “bocas de fumo”, prostíbulos, terrenos baldios, quadras e praças abandonadas, ociosidade, desemprego e violência (referida pela comunidade).


         ASPECTOS DE SAÚDE
 
 

O Centro de Saúde do bairro Dom Expedito localiza-se na Travessa Dom Expedito e recebeu a denominação de Centro Saúde da Família Maria Eglantine Ponte Guimarães em 20 de junho de 2001. É formado por duas equipes compostas pelos seguintes profissionais: médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, dentistas, auxiliares de consultório odontológico, atendente de farmácia, auxiliares administrativos, agentes comunitários de saúde (ACS), auxiliares de serviços gerais, vigilantes, porteiros e jardineiros.

Organização dos serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde (UBS)

ü     Acolhimento
ü     Triagem
ü     Atendimento a demanda espontânea e programada
ü     Cadastro familiar – feito pelos ACS e atualizados mensalmente
ü     Consultas de peuricultura
ü     Consultas de pré-natal
ü     Prevenção de câncer ginecológico
ü     Entrega de medicamentos
ü     Marcação de consultas
ü     Vacinação, coleta de exames e pequenos curativos
ü     Programa Leite é Vida
ü     Massoterapia
ü     Acompanhamento dos casos de Tuberculose e Hanseníase
ü     Planejamento familiar
ü     Visitas domiciliares
ü   Preceptorias - Gastroenterologia, Saúde Mental, Pediatria, e Ginecologia-obstetrícia.
                   ü Roda

           PRINCIPAIS FONTES DE RENDA DA POPULAÇÃO 
  • Grendene ;
  • Comércio Local ;

        ÁREAS E SITUAÇÕES DE RISCO SOCIAL
  • Bocas de Fumo
  • Prostíbulos
  • Terrenos Baldios
  • Quadras e Praças abandonadas
  • Ociosidade
  • Desemprego e Violência ( Referida pela comunidade )

        PRINCIPAIS ATIVIDADES SOCIAIS E EVENTOS

     Quadrilhas (Atiçando Fogo e Arranca Todo), o grupo de teatro amador Viva a Vida, o Bumba Meu Boi e a escola de samba Acadêmicos do Dom Expedito.
     A igreja São Pedro tmbmém desenvolve diversas aividades como o terço dos homens, a legião de Maria, apostulado da oração, os missionários e catequese em geral ( que são os grupos de crisma e de catecismo )

       DESAFIOS DA SAÚDE

  • Trabalhar a gravidez na adolescência
  • Trabalhar e desenvolver oficinas sobre drogas
  • Desenvolver junto com os professores e alunos a consciência de uma cidade limpa

     FOTOS DA TERRITORIALIZAÇÃO DO BAIRRO E DA VIVÊNCIA NA UBS
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário