Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA DE SAÚDE COLETIVA I





( PSF Dom Expedito )














PORTIFÓLIO














Relatório de pesquisa apresentado
na disciplina de Saúde Coletiva I da
professora Hermínia Ponte e terá como
objetivo obtenção de nota de avaliação





ISMAELL ALBUQUERQUE SOARES

SOBRAL 2010









ROTEIRO DE DIAS DE ESTÁGIO NA UBS (PSF DOM EXPEDITO)




13 / 09 / 10 Apresentação do PSF, Acolhimento e Consulta de enfermagem

20/09/10 Acolhimento / Sala de vacinas

27/09/10 Acolhimento

04/10/10 Farmácia

18/10/10 Acolhimento / Territorialização

25/10/10 Acolhimento / Consulta de enfermagem / Territorilização






                            Diário de Campo


 13/09/10

Segunda-Feira – manhã
  
  • Atividade com o fisioterapeuta do NASF ( Núcleo de Apoio a Saúde da Família)
  • Apresentação do PSF;
  • Acolhimento;
  • Consulta de enfermagem

Ao chegarmos ao PSF Dom Expedito o nosso primeiro momento foi composto por atividades físicas orientadas pelo fisioterapeuta do NASF, como alongamento, terapia do riso dentre outras.
O segundo momento foi marcado pela apresentação da preceptora a Enfª Sandra e o conhecimento da UBS, onde conhecemos todos os setores que a compõe e suas determinadas funções, logo em seguida fomos orientados pela coordenadora do PSF a Enfº Ana Hirley para acompanharmos a triagem dos pacientes que seria feita no acolhimento esse foi nosso terceiro momento,posteriormente no quarto momento fomos divididos em duplas e nos dividimos pelos setores da unidade, fiquei na consulta de enfermagem acompanhado pela enfª Alba Portela onde pude observar como se faz prescrição, anotação de enfermagem.
Um caso freqüente que observei é a enorme procura de pacientes para a renovação de anticoncepcionais Levonosrgestrel + etinilestradiol 0,15 + 0,03 mg (ciclo 21), casos de alergia onde é prescrito miconazol 2% creme dermatológico aplicar 1 tubo 3 vezes por dia. Tivemos a oportunidade de sair para a visita domiciliar a uma puérpera acompanhado pela enfª Alba Portela como já citada acima e da ACS Marlúcia, a puérpera tinha dificuldade para dar mama para o recém-nascido (3 dias), seus seios apresentavam muito leite e estavam cheios de nódulos dificultando assim a sucção do mesmo, foi feito massagem para desmanchar os nódulos, utilizou-se compressas e a desmamadeira e foi feita a orientação da mãe para continuar fazendo os procedimentos.




20/09/10

Segunda-Feira – Manhã
     
·        Acolhimento;
·       Sala de vacina;


  
        No primeiro momento fiquei no acolhimento acompanhando as queixas dos pacientes, e fazendo as anotações nos prontuários dos mesmos com base na consulta de enfermagem e no que era prescrito pela enfª Alba Portela. Nesse momento um caso me chamou atenção: Um Senhor por volta dos 72 anos, diabético, apareceu se queixando de dores na perna esquerda, segundo ele sentia uns “repuxamentos nos nervos da perna”, suspeito-se de hanseníase, ele possuia manchas brancas por todo corpo, foi feitos os testes com o tubo de ensaio quente e outro frio, puntipressção e o teste de fricção com algodão ambos de sensibilidade, era um caso complicado pois em algumas manchas ele sabia dizer e estava quente ou frio e em outras não, então foi feito a solicitação para exames os quais derão normais.
No segundo momento fui para a sala de vacinas onde pude observar com orientação da dona Antônia (responsável pelo local) as técnicas de aplicação das vacinas, a organização da geladeira que deve ser instalada a 20 cm da parede. Um caso me chamou atenção foi o de uma menina que apresentava no braço direito mordida e arranhaduras provocadas por um gato de rua, um caso complicado porque o gato por ser de rua não tinha como ser observado.



27/09/10

Segunda-Feira – Manhã

  • Acolhimento

      
       Fiquei no acolhimento acompanhado pela enfª Alba, acompanhei a consulta de enfermagem, prescrição de medicamentos autorizados pelo MS, encaminhamento para o médico, intervenções e fiz anotações nos prontuários baseado na consulta de enfermagem.Como já foi citado em outro momento um caso freqüente é a busca pela renovação da receita por anticoncepcional.

Obs. Nenhum caso me chamou maior atenção



04/10/10


Segunda-Feira – Manhã

  • Farmácia

Fiquei na farmácia acompanhado pela atendente de farmácia Edilane, observei os mapas de saída de material ambulatório, livro de medicação controlada (cadastro dos pacientes que fazem uso pela primeira vez), livro de suplementação e ferro, livro de remanejamento (registro de entrada de medicamentos e MMMHs de outras unidades de saúde para o D.Expedito e saída do mesmo para outras unidades, livro de acompanhamento de hipertensos e diabéticos. Observei como os mapas são feitos, organizei os medicamentos e fiz a contagem.

Obs: os medicamentos tem que serem contados para saber o fluxo de saída todo mês, porque vem o gerente da farmácia saber a quantidade dos medicamentos e vê se esta tudo em ordem, para isso todo fim de mês os mapas já devem estar prontos com todos os dados.




18/10/10

segunda-fFeira – Manhã


  • Acolhimento
  • Territorialização

Fiquei no acolhimento acompanhando a triagem e as consultas de enfermagem que eram realizadas pela enfª Alba, foram realizadas prescrições de medicamentos autorizados pelo MS e intervenções de enfermagem, de acordo com as mesmas fazia-se as anotações nos prontuários dos pacientes. Nenhum caso me chamou maior atenção.
Logo em seguida realizamos uma entrevista com o Sr. Raimundo o qual faz parte do conselho local, onde o mesmo contou a história do bairro D. Expedito, fomos no CRAS com o mesmo propósito da entrevista recolher o máximo de informações possíveis para a territorialização)
             


25/10/10

Segunda-Feira - Manhã

  • Acolhimento
  • Consulta de Enfermagem
  • Territorialização

       De início fiquei no aclhimento para acompanhar a triagem dos pacientes para os setores da  UBSacompanhado da Enfª Roberlândia,  logo em seguida fui para a consulta de enfermagem acompanhado pela mesma, não observei nenhum caso que me chamasse maior atenção.
      Saí para fazer a territorialização do bairro Dom Expedito, fui ao encontro dos líderes comunitários, das pessoas que habiam o bairro a masi tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário